Pilates Clínico

Joseph Hubertus Pilates, idealizador do Pilates, trouxe para o mundo em 1920, a mais completa forma de condicionamento físico, alinhamento postural e equilíbrio mental, além de ser um método totalmente indicado para a reabilitação do corpo.

 

Os exercícios realizados combinam corpo e mente, priorizam a isometria e a execução perfeita, deixando de lado os moldes repetitivos dos aparelhos encontrados em academias. Aqui, o importante é pensar o exercício, executá-lo da melhor maneira e aperfeiçoar a prática aos poucos, sempre com calma, equilíbrio e harmonia.

 

Ele segue alguns princípios básicos da anatomia humana: centro de força, concentração, controle, precisão, respiração e fluidez.

Esse conjunto de fatores, trabalhados nos exercícios, auxiliam no controle dos movimentos do corpo, melhoram a consciência corporal e relaxam a mente, resultando no bem-estar do praticante da atividade.

 

O Pilates Clínico é aplicado em um ambiente terapêutico, com a supervisão do Fisioterapeuta, uma modalidade de exercício que combina os princípios do método Pilates Clássico com uma abordagem fisioterapêutica focada na reabilitação física e prevenção de lesões. O método é indicado para todas as idades, uma vez que o Fisioterapeuta faz uma avaliação prévia para direcionar cada indivíduo de acordo com as suas necessidades, considerando força, condicionamento físico e qualquer patologia existente.

 

 

O objetivo principal do Pilates Clínico é reabilitar o corpo após lesões, cirurgias ou condições médicas específicas (como dores nas costas, problemas ortopédicos ou distúrbios musculoesqueléticos). Os exercícios são projetados para fortalecer os músculos centrais do corpo, incluindo os abdominais profundos, estabilizadores da coluna e músculos do assoalho pélvico.

 

 

Durante os atendimentos de Pilates Clínico, são utilizados aparelhos específicos (Reformer, Cadillac e Chair). Eles proporcionam resistência ajustável e suporte adequado para cada paciente. Além disso, acessórios como bolas, rolos e faixas elásticas podem ser incorporados ao tratamento.

 

A avaliação, bem como os atendimentos, são realizados exclusivamente por fisioterapeutas especializados nessa modalidade de Pilates. Oferecendo uma abordagem segura e eficaz para a reabilitação física e prevenção de lesões. O controle da respiração é outro fator de destaque na prática do Pilates, ajudando na melhora da ansiedade, estresse e fadiga. Por isso, se você está buscando uma forma de reabilitação ou deseja prevenir lesões futuras, o Pilates Clínico pode ser uma promissora opção.

Powered by Diver

Menu

Marque uma Consulta!

Tratamento especializado em dor, alterações posturais, dificuldades em executar qualquer tipo de movimento e função.