Osteopatia

É um método de avaliação, diagnóstico e tratamento, realizado por Fisioterapeutas especialistas em osteopatia. Visa restabelecer a função das estruturas e sistemas, agindo através da intervenção das mãos sobre os sistemas corporais (ossos, articulações, músculos, fáscias, ligamentos, capsulas, órgãos, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático).

 

A osteopatia reconhece que os sinais e sintomas clínicos de cada paciente são as consequências da interação de múltiplos fatores físicos e não apenas de uma única causa, incorporando uma ampla gama de abordagens para a manutenção da saúde e do tratamento da doença. Sendo centrada na pessoa e nos cuidados de saúde, ao invés de focar na doença. Atuando na prevenção, reabilitação e manutenção do corpo. Esse tratamento pode ser realizado em bebês, crianças, gestantes, adultos e idosos.

 

Você sabia ?

A coluna vertebral interfere no funcionamento dos órgãos e os órgãos interferem no funcionamento da coluna.

 

 

Coluna e sua ligação com outros órgãos

 

Considerada o eixo do corpo, a coluna vertebral é responsável pela proteção da medula espinhal. Esta, por sua vez, é a extensão do sistema nervoso central e tem as funções de condução nervosa e controle de algumas funções automáticas e reflexos do corpo, assim como da modulação da dor. Por estar ligada a todas as terminações nervosas do corpo, os problemas na coluna vertebral podem causar dores e incômodos em órgãos não diretamente ligados a ela. Inversamente, doenças em outras partes do corpo podem causar dores na coluna.

 

 

Quais são as doenças que podem ser tratadas com Osteopatia?

 

. Estruturais, musculares e fasciais

Relacionada às disfunções músculo-esqueléticas, atua com foco no restabelecimento da mobilidade tecidual e biomecânica postural (articulações, músculos, tendões, ligamentos e fáscias). O Fisioterapeuta tem um amplo arsenal de técnicas manuais específicas para cada tipo de tecido, dentre elas a quiropraxia (ajustes posturais).

 

. Cranianas (partem do crânio para tratar o corpo)

Tem a finalidade de alinhar e restabelecer o equilíbrio entre as estruturas dos ossos do crânio e coluna, devolvendo ao corpo a otimização fisiológica, deixando-o integralmente preparado para a autocura sempre que necessário. Uma das técnicas utilizadas por esse tipo de osteopatia é a terapia crâniosacral (TCS), que atua no equilíbrio do Sistema Nervoso Autônomo, descarregando o Sistema Nervoso Simpático se ele estiver muito ativado, e estimulando o Parassimpático para relaxamento nos casos de estresse, insônia, ansiedade, dor de cabeça, labirintite, depressão, cansaço crônico, dentre outros.

 

. Viscerais (órgãos e a relação entre eles)

O corpo e os órgãos estão a todo o momento em movimento constante e em sincronia, a fim de manter o bem estar físico e mental do ser humano. Quando essa sincronia é de alguma maneira perturbada a osteopatia visceral entra em ação, consistindo no tratamento dos órgãos, vísceras, sistema nervoso central e sistema estrutural. É indicado para quem possui: hérnia de hiato; ptoses viscerais; constipação intestinal e refluxo (inclusive em bebês); distúrbios hepatobiliares; alterações cardíacas; distúrbios renais; alterações do ciclo menstrual; queda da imunidade; patologias sistêmicas de origem visceral e dentre outros.

Osteopatia Pediátrica

Powered by Diver

Menu

Marque uma Consulta!

Tratamento especializado em dor, alterações posturais, dificuldades em executar qualquer tipo de movimento e função.